Sensível
às iniciativas sociais importantes para comunidades brasileiras, a
Caixa Econômica Federal passa a patrocinar a campanha "Estudante Doador
Voluntário de Sangue", desenvolvida pelo Instituto Via de Acesso em
favor do hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.
Desenvolvida
para sensibilizar os estudantes universitários de todas escolas
superiores da grande São Paulo, a campanha "Estudante Doador Voluntário
de Sangue" foi iniciada em 8 de setembro para durar 40 dias, devendo
ser concluída em 20 de outubro. Entretanto, a adesão e apoio das
Instituições de Ensino têm sido estimulantes o que determinou a
prorrogação da campanha para até o final deste ano letivo.
Contou,
para esse período, com o patrocínio da Brás & Figueiredo e Isbet e
os apoios das Editoras Vencer! e Globo, SEMESP, rádio Transamérica,
Motivu, Metrô e Central de Intercâmbio. Esses apoios deverão continuar
ocorrendo até o final do ano.
Em relação às Instituições de
Ensino da Grande São Paulo, foco maior da campanha, a adesão tem sido
enorme, muito maior do que foi previsto inicialmente. Todo esse esforço
tinha por objetivo obter a resposta positiva de 10 universidades para o
trabalho de coleta in loco a ser realizado pela equipe médica da Santa
Casa. Porém, o retorno foi muito maior, com 20 campi abrindo suas
portas e solicitando a coleta para seus estudantes e colaboradores.
Trata-se,
entretanto, de uma situação crônica de falta de sangue no hemocentro da
Santa Casa e a campanha precisa ser perene, ainda mais que se trabalha
com uma idéia nova para os hábitos brasileiros que é tornar a doação de
sangue um ato voluntário por parte da população estudantil e não
necessariamente para atender um pedido de um parente ou amigo.
Nesse
sentido, a participação da Caixa Econômica Federal se reveste de
importância decisiva, pois propiciará uma injeção de recursos para a
divulgação e promoção da campanha, do início de novembro até o final do
ano letivo, que em algumas escolas irá ao início de dezembro. As
escolas terão mais material para divulgação e orientação internas, bem
como será possível levar a campanha para fora das paredes escolares,
informando à população do grave problema da falta de sangue nos
hemocentros e que relação direta com todos nós.
Instituto Via de Acesso, 24/10/2004.
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