Parceria firmada entre o Instituto Vivo, a ASAM
(Centro de Apoio ao Jovem) e o Instituto Via de Acesso promove capacitação e
inserção de estudantes no setor de telecomunicações
A ONG
Instituto Via de Acesso firmou parceria com o Instituto Vivo para desenvolver o
Projeto Social de Capacitação e de Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho,
especialmente na área de telecomunicações. O programa ocorre nas dependências da
ASAM (Centro de Apoio ao Jovem) que já é parceira da Ong no Programa Aprendiz.
Cerca de 130 jovens estão finalizando a capacitação, faltando apenas
participarem dos últimos três seminários. Muitos deles estiveram presentes no
auditório do Maksoud Plaza onde acompanharam o Seminário ?Ética & Coragem?,
evento promovido pelo evento que contou com a participação de presidentes de
grandes organizações e consultores da área de Recursos Humanos. Com este
projeto, vinte estudantes já foram capacitados e estão passando pelo treinamento
prático. Novas vagas deverão ser abertas ainda este ano. O objetivo é
habilitar e preparar jovens para o mercado de trabalho e buscar uma colocação
profissional junto à Vivo, às empresas parceiras ou mesmo disputar novas
oportunidades no mercado de trabalho. O programa de capacitação, já
empregado com sucesso pelo Instituto Via de Acesso há três anos, se desenvolve
em duas etapas iniciando-se com os cursos de comunicação escrita, comunicação
verbal, marketing pessoal e empregabilidade, relacionamento interpessoal,
trabalho em equipe, cidadania e responsabilidade social. A segunda etapa conta
com seminários abordando diretrizes sobre criatividade e inovação, competências
valorizadas pelo mercado, carreira e networking. O Instituto também promove o
treinamento dos estudantes para o desenvolvimento de call centers direcionados a
telecomunicação e programas de certificação. O público-alvo é formado por
jovens de 16 a 18 anos, que estejam cursando o ensino médio. Mais detalhes pelo
telefone no 3142-8900, ou na própria ASAM (R. Barão de Duprat, 312, em Santo
Amaro).
ASAM A ASAM ? Centro de Apoio ao
Jovem ? é uma associação de caráter civil sem fins lucrativos, fundada em 1991 e
dirigida por voluntários, sendo sua atividade fundamentada em dar apoio e
orientação aos adolescentes na sua carreira profissional. A principal atenção da
entidade é propiciar atendimento educacional e social por meio do curso de
aprendiz administrativo. A ASAM busca despertar nos jovens o espírito
empreendedor, a iniciativa, a criatividade, e mensurar o nível de adaptação à
situações novas, para que busquem inovações com incorporação de novos métodos e
técnicas de trabalho. Desde a fundação mais de 6.000 jovens já foram
atendidos. A partir de 2001 a ASAM assumiu o importante papel de informar e
conscientizar empresas sobre a existência da Lei de Aprendizagem e a
necessidade de ter aprendizes no seu quadro de funcionários. Entre seus
objetivos está fornecer aos jovens capacitação através do desenvolvimento de
competências básicas necessárias ao mundo do trabalho, tais como: autonomia,
iniciativa, elevação da auto-estima e criatividade; preparando-os para os
desafios de uma nova cultura de trabalho e abrindo novas perspectivas de
inserção profissional. Além disso, busca investir no desenvolvimento social,
cultural e na capacitação profissional para aumentar a empregabilidade do jovem
enquanto cidadão pleno de direitos e deveres. A associação promove a
capacitação profissional de jovens com idade entre 15 e 24 anos através de
cursos gratuitos de formação técnico-profissional e encaminhamento para
programas de aprendizagem remunerada em empresas colaboradoras, nas quais
complementarão seu preparo educacional-profissional por meio de atividades
teóricas e práticas.
Instituto Vivo O
Instituto Vivo é o órgão de Investimento Social Privado da prestadora de
serviços de telecomunicações móveis Vivo, que atua no Brasil. Por meio do
Instituto, a empresa gerencia seus investimentos sociais, além de desenvolver o
Programa Vivo Voluntário, que integra colaboradores voluntários da empresa em
torno de ações voltadas para a deficiência visual. O Instituto surgiu a
partir da constituição da joint venture que opera sob a marca Vivo e é a
evolução de todo o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelas empresas
controladoras da Vivo no Brasil - a Portugal Telecom, por meio do antigo
Instituto Brasil Digital (IBD), e a Telefônica Móviles, por intermédio da
Fundação Telefônica. Atualmente o Instituto Vivo atua em 86% do território
nacional e é parceiro de grandes instituições, tanto do terceiro setor quanto da
iniciativa pública. A missão do instituto é promover a cidadania, compartilhando
os valores e a experiência da Vivo com a sociedade. Via de
Acesso
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