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Projeto social insere 130 jovens no mercado de trabalho

Parceria firmada entre o Instituto Vivo, a ASAM (Centro de Apoio ao Jovem) e o Instituto Via de Acesso promove capacitação e inserção de estudantes no setor de telecomunicações

    A ONG Instituto Via de Acesso firmou parceria com o Instituto Vivo para desenvolver o Projeto Social de Capacitação e de Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho, especialmente na área de telecomunicações. O programa ocorre nas dependências da ASAM (Centro de Apoio ao Jovem) que já é parceira da Ong no Programa Aprendiz. Cerca de 130 jovens estão finalizando a capacitação, faltando apenas participarem dos últimos três seminários. Muitos deles estiveram presentes no auditório do Maksoud Plaza onde acompanharam o Seminário ?Ética & Coragem?, evento promovido pelo evento que contou com a participação de presidentes de grandes organizações e consultores da área de Recursos Humanos.
    Com este projeto, vinte estudantes já foram capacitados e estão passando pelo treinamento prático. Novas vagas deverão ser abertas ainda este ano.
    O objetivo é habilitar e preparar jovens para o mercado de trabalho e buscar uma colocação profissional junto à Vivo, às empresas parceiras ou mesmo disputar novas oportunidades no mercado de trabalho.
    O programa de capacitação, já empregado com sucesso pelo Instituto Via de Acesso há três anos, se desenvolve em duas etapas iniciando-se com os cursos de comunicação escrita, comunicação verbal, marketing pessoal e empregabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, cidadania e responsabilidade social. A segunda etapa conta com seminários abordando diretrizes sobre criatividade e inovação, competências valorizadas pelo mercado, carreira e networking. O Instituto também promove o treinamento dos estudantes para o desenvolvimento de call centers direcionados a telecomunicação e programas de certificação.
    O público-alvo é formado por jovens de 16 a 18 anos, que estejam cursando o ensino médio. Mais detalhes pelo telefone no 3142-8900, ou na própria ASAM (R. Barão de Duprat, 312, em Santo Amaro).

     ASAM
    A ASAM ? Centro de Apoio ao Jovem ? é uma associação de caráter civil sem fins lucrativos, fundada em 1991 e dirigida por voluntários, sendo sua atividade fundamentada em dar apoio e orientação aos adolescentes na sua carreira profissional. A principal atenção da entidade é propiciar atendimento educacional e social por meio do curso de aprendiz administrativo. A ASAM busca despertar nos jovens o espírito empreendedor, a iniciativa, a criatividade,  e mensurar o nível de adaptação à situações novas, para que busquem inovações com incorporação de novos métodos e técnicas de trabalho.
    Desde a fundação mais de 6.000 jovens já foram atendidos. A partir de 2001 a ASAM assumiu o importante papel de informar e conscientizar empresas sobre a existência da Lei de Aprendizagem e a necessidade de ter aprendizes no seu quadro de funcionários.
    Entre seus objetivos está fornecer aos jovens capacitação através do desenvolvimento de competências básicas necessárias ao mundo do trabalho, tais como: autonomia, iniciativa, elevação da auto-estima e criatividade; preparando-os para os desafios de uma nova cultura de trabalho e abrindo novas perspectivas de inserção profissional. Além disso, busca investir no desenvolvimento social, cultural e na capacitação profissional para aumentar a empregabilidade do jovem enquanto cidadão pleno de direitos e deveres.
    A associação promove a capacitação profissional de jovens com idade entre 15 e 24 anos através de cursos gratuitos de formação técnico-profissional e encaminhamento para programas de aprendizagem remunerada em empresas colaboradoras, nas quais complementarão seu preparo educacional-profissional por meio de atividades teóricas e práticas.

    Instituto Vivo
    O Instituto Vivo é o órgão de Investimento Social Privado da prestadora de serviços de telecomunicações móveis Vivo, que atua no Brasil. Por meio do Instituto, a empresa gerencia seus investimentos sociais, além de desenvolver o Programa Vivo Voluntário, que integra colaboradores voluntários da empresa em torno de ações voltadas para a deficiência visual.
    O Instituto surgiu a partir da constituição da joint venture que opera sob a marca Vivo e é a evolução de todo o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelas empresas controladoras da Vivo no Brasil - a Portugal Telecom, por meio do antigo Instituto Brasil Digital (IBD), e a Telefônica Móviles, por intermédio da Fundação Telefônica.
Atualmente o Instituto Vivo atua em 86% do território nacional e é parceiro de grandes instituições, tanto do terceiro setor quanto da iniciativa pública. A missão do instituto é promover a cidadania, compartilhando os valores e a experiência da Vivo com a sociedade.


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