O QUE HÁ DE NOVO? - Via News
Edna Perrotti dá dicas sobre como escrever bem qualquer tipo de texto

Na abertura do seminário ?Superdicas para se desenvolver e empreender bem?, especialista fala sobre a escrita, uso da linguagem e como manter seu texto ?em forma? 

Edna Perrotti dá dicas sobre como escrever bem qualquer tipo de texto


Na abertura do seminário ?Superdicas para se desenvolver e empreender bem?, especialista fala sobre a escrita, uso da linguagem e como manter seu texto ?em forma?


    No dia 28 de agosto teve início ao seminário ?Superdicas para se desenvolver e empreender bem?, promovido pelo Instituto Via de Acesso. A palestra de abertura foi da lingüista Edna Perrotti, com bons toques sobre como escrever bem, não importando o tipo de texto.
    Segundo Edna, a lingüística é uma ciência muito recente, com apenas 100 anos no mundo, mas que começou a ser estudada no Brasil na década de 70. Seu estudo é sobre a forma de como pessoas falam, o que não inclui regras, pois estas seriam de outra área que não a lingüística. Para se escrever bem, é necessário não apenas o uso de um código lingüístico, mas também depende de leituras e do nosso conhecimento de mundo. A palestrante mostrou opiniões de escritores famosos, como Clarice Lispector, Fernando Pessoa e Paulo Freire, sobre o motivo pelos quais eles escreviam.
    Para ela, a linguagem depende de alguns fatores, como intencionalidde (o uso da pontuação pode modificar todo o sentido), representatividade (engloba o conhecimento passada pela linguagem, como em filmes, livros e relatos, além da constância, como em placas de sinalização), função social (pode até faltar requintes da escrita, mas a mensagem precisa ser transmitida) e educação (adequação ao contexto, mesmo com elementos implícitos). ?Nossa comunicação se dá por palavras, frases e textos. As características gerais dos textos são intencionalidade, situcionalidade, informatividade, intertextualidade, coerência, coesão e aceitabilidade?, explica.
    Entre preciosas dicas, ela disse para mantermos nosso texto em forma, tirando gordurinhas das frases. (Exemplo: ?As palavras do discurso proferido pelo diretor foram ditas em tom de agressividade?, substitua por ?O discurso do diretor foi agressivo?.) Faça uma boa ?desintoxicação? do texto, evitando ambigüidades, como por exemplo, nas frases ?Temos vacina para raiva importada? ou ?Família muda vende tudo?.
     Outro conselho importante é evitar o ?gerundismo?, muito usado em empresas de telemarketing. A única situação possível de usar verbos no gerúndio é quando há mais de uma ação concomitante na frase.
    É preciso também flexionar adequadamente todos os elementos e lembrar que advérbio não se flexiona. Ela deu alguns exemplos:
     - Estou meio aborrecida. (meio = pouco)
     - São meio dia e meia. (meia = metade)
     - Havia muitas pessoas na sala. (havia = existiam)
     - Eles haverão de vencer. (haverão = terão a possibilidade)
     - Faz 10 anos que não o vejo. (sentido de tempo)
     - Trouxeram o livro para mim?
     - Este é o livro para eu ler.
     - mães estavam menos preocupadas.
     - Muito obrigada, diz a moça.
     - Muito obrigado, diz o rapaz.
     - Sou eu que agradeço, então: obrigada eu.
     - Estas são diferenças entre mim e ela.
     - Eu mesmo fiz o jantar. (Se o homem fez.)
     - Eu mesma fiz o jantar. (Se a mulher fez.)
     - Duzentos gramas. (no masculino)
     - A persistirem os sintomas. (?ao? está errado)
     - dez anos.
     - Daqui a dez anos.
     - 20h (e não 20hs) e 20h30 (e não 20h30m ou 20:30h)

    Outros conselhos importantes são manter o paralelismo (Fiz duas plásticas, uma no nariz e outra no Rio.), estar sempre observando coisas ao seu redor, ter uma prática diária de escrita, estar concentrado e manter uma ?dieta? equilibrada de boas leituras.
    Quanto ao trabalho do Instituto Via de Acesso, Edna se mostrou maravilhada com a iniciativa. ?Numa manhã fria e nublada como hoje, é incrível ter esse quorum para uma palestra sobre regras da escrita. O trabalho dessa ONG é extremamente necessário, pois os jovens de hoje não sabem onde encontrar esse conhecimento e muitos não encontram sequer quem os ouça ou tire suas dúvidas.?
    O seminário continua durante todo o segundo semestre deste ano, com palestras mensais, realizadas no Instituto Reinaldo Polito (Rua Mariano Procópio, 266 ? Vila Monumento), sempre às 9h30, com café da manhã a partir das 8h30. próximas palestras serão de Flávio Gikovate, Reinaldo Polito, César Romão e Robert Wong, todos autores de livros da coleção ?Superdicas?, da editora Saraiva. inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas pelo site www.viadeacesso.org.br, clicando no banner referente à palestra. É solicitado um quilo de alimento não perecível. Toda a arrecadação dos alimentos será doada ao Banco de Alimentos de São Paulo, ONG que atende a 50 entidades beneficentes da cidade.
 


Via de Acesso

INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site