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Projeto social irá preparar e inserir 130 jovens no mercado de trabalh

Parceria firmada entre o Instituto Vivo, a ASAM (Centro de Apoio ao Jovem) e o Instituto Via de Acesso promove capacitação e visa futura inserção de estudantes no setor de telecomunicações.

A ONG Instituto Via de Acesso firmou parceria com o Instituto Vivo para desenvolver o Projeto Social de Capacitação e de Inserção de Jovens no Mercado de Trabalho, especialmente na área de telecomunicações. Nova etapa do projeto teve início dia 13 de agosto. A ASAM (Centro de Apoio ao Jovem), parceira do Via de Acesso no Programa Aprendiz, cedeu a estrutura para a realização do programa. Até a metade de setembro, cerca de 130 jovens serão capacitados. Vinte estudantes já estão capacitados e irão participar dos seminários promovidos pelo Via de Acesso e pelo treinamento prático. Outros 91 estão na fase de capacitação. Ainda há vagas para se inscrever.
O objetivo é habilitar e preparar jovens para o mercado de trabalho e buscar uma colocação profissional junto à Vivo, às empresas parceiras ou mesmo disputar novas oportunidades no mercado de trabalho.
O programa de capacitação, já empregado com sucesso pelo Instituto Via de Acesso há três anos, será desenvolvido em duas etapas iniciando-se com os cursos de comunicação escrita, comunicação verbal, marketing pessoal e empregabilidade, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, cidadania e responsabilidade social. A segunda etapa contará com seminários abordando diretrizes sobre criatividade e inovação, competências valorizadas pelo mercado, carreira e networking. O Instituto também promoverá o treinamento dos estudantes para o desenvolvimento de atividades em call centers direcionados a telecomunicação e programas de certificação.
O público-alvo é formado por jovens de 16 a 18 anos, que estejam cursando o ensino médio. inscrições podem ser feitas por telefone no 3142-8900, com Tatiana, ou na própria ASAM (rua Barão de Duprat, 312, em Santo Amaro).


Instituto Via de Acesso
ONG fundada em maio de 2003 por empresários, educadores, profissionais liberais, executivos, professores e estudantes. Seus objetivos institucionais são promover a capacitação e a inserção de jovens no mercado de trabalho, assim como realizar eventos que formem conteúdo e promovam o fortalecimento das relações humanas e profissionais entre representantes de escolas e empresas. Seu Conselho Administrativo é composto por 18 grandes personalidades do meio social paulista, cujo presidente é o professor de Comunicação e Expressão Verbal, Reinaldo Polito.
O Instituto Via de Acesso apresenta um inovador modelo de programa de estágio para empresas, composto de treinamento ao estagiário no ato de sua contratação, capacitação aos estagiários ao longo do período em que estiverem na empresa e treinamento do supervisor de estágio. Em dois anos e meio de operação efetiva, já atendeu mais de 3000 estudantes universitários e de ensino técnico.
Desenvolve um sólido programa de capacitação gratuita aos estudantes, visando prepará-los melhor para os desafios e exigências do mercado de trabalho. O programa inclui cursos, workshops, seminários e palestras. Mais de 2800 jovens já participaram destas atividades.
Um forte programa de eventos também está na pauta do Instituto. Entre eles, seminários, palestras, mesas-redondas e campanhas sociais, como a "Estudante Doador Voluntário de Sangue", em favor do hemocentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, que atinge mais de 410 mil universitários da grande São Paulo, realizada há quatro anos e sempre contando com ex-atletas olímpicos brasileiros.

ASAM
A ASAM - Centro de Apoio ao Jovem - é uma associação de caráter civil sem fins lucrativos, fundada em 1991 e dirigida por voluntários, sendo sua atividade fundamentada em dar apoio e orientação aos adolescentes na sua carreira profissional. A principal atenção da entidade é propiciar atendimento educacional e social por meio do curso de aprendiz administrativo. A ASAM busca despertar nos jovens o espírito empreendedor, a iniciativa, a criatividade,  e mensurar o nível de adaptação à situações novas, para que busquem inovações com incorporação de novos métodos e técnicas de trabalho.
Desde a fundação mais de 6.000 jovens já foram atendidos. A partir de 2001 a ASAM assumiu o importante papel de informar e conscientizar empresas sobre a existência da Lei de Aprendizagem e a necessidade de ter aprendizes no seu quadro de funcionários.
Entre seus objetivos está fornecer aos jovens capacitação através do desenvolvimento de competências básicas necessárias ao mundo do trabalho, tais como: autonomia, iniciativa, elevação da auto-estima e criatividade; preparando-os para os desafios de uma nova cultura de trabalho e abrindo novas perspectivas de inserção profissional. Além disso, busca investir no desenvolvimento social, cultural e na capacitação profissional para aumentar a empregabilidade do jovem enquanto cidadão pleno de direitos e deveres.
A associação promove a capacitação profissional de jovens com idade entre 15 e 24 anos através de cursos gratuitos de formação técnico-profissional e encaminhamento para programas de aprendizagem remunerada em empresas colaboradoras, nas quais complementarão seu preparo educacional-profissional por meio de atividades teóricas e práticas.

Instituto Vivo
O Instituto Vivo é o órgão de Investimento Social Privado da prestadora de serviços de telecomunicações móveis Vivo, que atua no Brasil. Por meio do Instituto, a empresa gerencia seus investimentos sociais, além de desenvolver o Programa Vivo Voluntário, que integra colaboradores voluntários da empresa em torno de ações voltadas para a deficiência visual.
O Instituto surgiu a partir da constituição da joint venture que opera sob a marca Vivo e é a evolução de todo o trabalho que já vinha sendo desenvolvido pelas empresas controladoras da Vivo no Brasil - a Portugal Telecom, por meio do antigo Instituto Brasil Digital (IBD), e a Telefônica Móviles, por intermédio da Fundação Telefônica.
Atualmente o Instituto Vivo atua em 86% do território nacional e é parceiro de grandes instituições, tanto do terceiro setor quanto da iniciativa pública. A missão do instituto é promover a cidadania, compartilhando os valores e a experiência da Vivo com a sociedade.


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