A presença do professor de MBA do Ibmec no
auditório do Via de Acesso gerou profunda reflexão sobre ética
O Instituto Via de Acesso encerrou, no último dia 27
de junho, o ?Seminário Ética Empreendedora? que contou com a presença voluntária
de grandes empresários como Marco Aurélio Vianna, Eduardo Bom Ângelo, Bob
Wollheim e Luciano Pires. A última etapa teve como tema ?Sustentabilidade dos
Vínculos como Fundamento de uma Ética Empreendedora?. Para refletir sobre ética,
Jean Bartoli inicia dizendo que não se pode ter uma visão de negócio sem ter
visão de mundo. Segundo ele, o homem vive um momento de três grandes rupturas.
A primeira com a natureza, pois precisamos ver que não
somos postos na natureza, somos da natureza e fazemos parte dela. Rompemos com
os outros, assumimos uma concepção guerreira onde o outro é um competidor
ameaçador que pode se tornar um inimigo. Brincamos demais com a simbologia da
guerra. Falamos em guerra social, guerra econômica, guerra civil, guerra entre
empresas e banalizamos a vida. Competimos por sobrevivência. A vida passou a ser
um combate e a morte um fracasso. Perdemos o sentido da vida pois não
acreditamos na morte. Além disso, rompemos conosco mesmo, vivemos estressados,
correndo, nos tornamos incapazes de prestar atenção nas coisas e,
principalmente, no presente, no saber viver intensamente. ?Existem coisas
importantes e coisas relevantes?, lembra o professor. Para ele, nós estamos
passando por uma época de mudanças e temos que nos questionar. O que faremos do
nosso planeta? Da nossa espécie? Da nossa vida? Estamos indiferentes. Será que
existimos além de sermos executivos, investidores, trabalhadores e consumidores?
Não somos mais capazes de fazer projetos. Vivemos atitude e situações que se
resumem no comodismo ou correr risco, servir ou deixar que os outros sirvam.
Para Jean Bartoli, a economia e a ética devem andar
juntas. Nós temos opções éticas, sabemos qual tipo de convivência queremos. ?A
ética é um vínculo sustentável baseado em atitudes e empatia?, afirma o
professor. Ela está baseada no suporte mútuo, envolve co-responsabilidade.
Segundo o professor, o grande desafio das empresas é falta de confiança. Elas
necessitam de colaboração das pessoas, mas dentro de um sistema que é
competitivo. Jean afirma que ?a liderança é uma relação de serviço. Dependo dos
outros para alcançar um objetivo?, portanto ?a ética é a reflexão para a
convivência sustentável?, conclui.
Via de Acesso
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