Estudantes do projeto da Vivo e estagiários do Carrefour e Metrô estão
satisfeitos com os cursos oferecidos pelo Instituto Via de Acesso
Um
dos diferenciais do Instituto Via de Acesso é o Programa de
Capacitação que engloba cinco módulos de habilidades capitais,
workshops, palestras e outras atividades de interesse empresarial. O instituto é
uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos, que visa colaborar na construção
de um futuro melhor nas relações entre a educação e o trabalho, permitindo a
inserção de novas gerações no mercado. Quanto ao conteúdo deste programa,
temas como a comunicação escrita são bem explorados mostrando os principais
erros e vícios gramaticais cometidos atualmente e sua correta forma de
aplicação. A comunicação verbal também tem ênfase durante este curso. Gestos e
posturas são trabalhados com os estudantes nesta fase de aprendizagem. Existe
também a preocupação com o marketing pessoal e os processos seletivos. Neste
módulo os jovens recebem instruções de como elaborar um bom currículo, como se
portar durante uma entrevista para uma vaga de emprego, como se sair bem nas
dinâmicas de grupo e nos processos seletivos empresariais. O relacionamento
interpessoal é uma lição importante. O curso auxilia os futuros profissionais a
tomarem atitudes determinantes para um bom relacionamento no trabalho. Itens
como o respeito, flexibilidade e empatia são valorizados pelo mercado. E, por
fim, um tema essencial é abordado: o trabalho em equipe. É essencial saber
cooperar com o grupo, deixar suas prioridades pessoais de lado e visualizar o
progresso da equipe. Pontos como sabedoria, inconformismo e disciplina são
grandes diferenciais procurados pelas empresas. A carga horária do Curso de
Capacitação compreende 15 horas. Para promover este curso durante todo o ano,
a ONG conta com contribuições financeiras de organizações preocupadas com sua
responsabilidade social entre elas: Semp Toshiba, Ticket, Função, Cyrela
Construtora, Perdigão, Metrô, Hatch Engenharia, Carrefour, Matec, Zios
Consultoria, Lojas Marisa, AON do Brasil, Grupo GR, Jaraguá Equipamentos e Vivo.
Vivo Como parte do Projeto Institucional Vivo, que tem
como objetivo capacitar e inserir jovens no mercado de trabalho, dia 18 de junho
foi realizada uma visita à sede corporativa da empresa, que incluiu um café da
manhã, apresentação de vídeo institucional do Via de Acesso, apresentação do
Instituto VIVO e um bate-papo com o presidente da empresa, Roberto Lima. Lá, os
rapazes que participam do projeto, puderam conhecer um pouco da empresa, da
tecnologia e do compromisso social da Vivo, em relação à qualidade dos serviços
prestados e sustentabilidade ambiental. Também visitaram a sala de controles da
empresa e o Teatro Vivo. A opinião de quem foi: ?Agradeço a oportunidade que
vocês estão nos dando, e também quero dizer que estou adorando o curso, os
módulos, não podemos desperdiçar oportunidades como essas, pois podem ser
grandes passos em nossas vidas?.
Carrefour No dia 5 de junho foi realizado o terceiro
módulo de Capacitação aos estagiários ? Marketing Pessoal e Processos Seletivos,
no Instituto de Formação Carrefour. Participaram 28 estagiários, que se
dividiram em duas turmas. Durante o treinamento foram abordados temas como
empregabilidade, networking, elaboração de currículo e planejamento de carreira.
Os estagiários, bastante comprometidos com atividades, participaram da
dinâmica de grupo, vivenciando aspectos apresentados na apresentação teórica. O
Carrefour, líder no segmento varejista, é mais uma empresa que optou pelo modelo
Via de Acesso de formação ao estagiário. A opinião de quem foi: ?A
apresentação foi muito boa, a didática e outros atributos utilizados foram
excelentes?.
Metrô de São Paulo A Companhia do Metropolitano de São
Paulo (Metrô) iniciou o Curso de Capacitação ? módulo Habilidades Capitais ? aos
estagiários no dia 19 de junho, no prédio de treinamentos do Pátio Jabaquara. O
primeiro tema, Comunicação Escrita, aborda temas como a ética em e-mails
corporativos, elaboração de textos e revisão gramatical. Foram atendidos 44
estagiários, que participaram de atividades em grupo e individuais, como
exercícios sobre regras gramaticais. O encontro faz parte do programa de
desenvolvimento aos estagiários, promovendo a integração, e se estenderá até
meados de agosto. A opinião de quem foi: ?Parabenizo o Metrô pela iniciativa
de dar mais treinamentos para os futuros metroviários, principalmente preparar
estagiários para enfrentar melhor o mercado de trabalho, pois acredito que
muitos aqui querem trabalhar no Metrô?.
Via de Acesso
|