Bom
humor foi a tônica da palestra que mostrou que a inovação é o segredo para se
obter sucesso
Dando continuidade ao seu
programa de eventos, o Instituto Via de Acesso promoveu no último dia 25 de
abril, mais uma palestra do Seminário ?Ética Empreendedora? com o tema ?A
Fórmula da Inovação?.
Com a experiência de ser
jornalista, cartunista, colunista, além de seu portal na internet e do programa
de rádio, Luciano Pires mostra uma visão privilegiada da
dinâmica do mundo dos negócios e do comportamento das pessoas que desempenham
papéis de liderança. Diretor de marketing da Dana por muitos anos, ele
compreendeu que a valorização de produtos no mercado é de apenas 23%, enquanto o
valor de percepção chega a 77%. Com isso, ele prova que a filosofia de Michael
Hammer, criador da reengenharia, se aplica a qualquer mercado. ?Uma companhia
não é definida por seus produtos e serviços, mas por seus processos?, é o que
diz. Esta mesma metodologia pode ser aplicada à nossa vida, seja ela
profissional, pessoal ou familiar.
Luciano
explica que hoje vivemos sob um processo de ?comoditização?, em que tudo é igual
e que ganha o mercado que tiver um diferencial, especialmente no processo e não
necessariamente no produto. Ele também deixa claro que o mercado pode ser tanto
na área profissional (cliente, chefe, colega de trabalho, etc) quanto na vida
pessoal (familiares, parceiro(a), ou você mesmo).
Para
isso, ele criou uma fórmula matemática da inovação em que o índice de inovação é
igual ao índice da percepção da inconveniência atual multiplicado pelo índice de
percepção da vantagem futura, dividido pelo índice de percepção do risco e
multiplicado pelo índice de sucesso dos primeiros passos. Parece complicado, mas
ele usou um exemplo bastante cotidiano para explicar. Funciona assim: estou
gordo, minhas roupas não me servem e eu ronco quando durmo (inconveniência
atual); se eu emagrecer vou entrar nas minhas roupas e parar de roncar (vantagem
futura); mas para emagrecer tenho que abrir mão das comidas que eu gosto e
acordar mais cedo para fazer exercícios (risco); se eu topar esse risco vou
começar a emagrecer e vou me animar para continuar (sucesso dos primeiros
passos). Ou seja, admitir que estou gordo, visualizar vantagens de emagrecer,
enfrentar os riscos para este processo e perceber a perda dos primeiros quilos
terei inovado na minha vida. Segundo Luciano, esta fórmula é aplicada a
tudo.
Para
chegar lá, ele explica que inovação é uma busca sistemática, organizada e
contínua por novas oportunidades e que deve ser focada no cliente ou nas suas
perspectivas pessoais. Ele aponta três vértices para inovar: produtos, processos
e expectativa.
Outra
fórmula usada por ele diz respeito à satisfação, que é o desempenho menos a
expectativa. Ou seja, se seu desempenho melhor que a expectativa, a
satisfação será positiva. Se a expectativa maior que o desempenho, a
satisfação será sempre negativa. Com isso, ele mostra que a satisfação percebida
pelo cliente é onde deve estar focada toda nossa estratégia. É nisso que se
baseia uma marca, que é uma entidade intangível que reflete muito menos o que a
empresa e seus produtos são e muito mais como eles são percebidos. Entre os
exemplos citados estão Tylenol, TAM, Nike, Shell, Petrobrás e Firestone, que
enfrentaram grandes crises, mas sobreviveram graças à marca que
construíram.
Ele
mostrou que num mercado competitivo, ser mediano e jogar pelas regras é ser
invisível. Ou seja, ser comóditi é ser igual aos outros, não apresentar inovação
e consequentemente não ter uma marca sólida. Por tudo isso ele aponta a inovação
como chave para o sucesso. ?Iniciativas como a do Via de Acesso, que oferece
cursos de capacitação, colabora para este objetivo, pois permite que os
estudantes que pretendem entrar no mercado de trabalho tenham um diferencial em
relação a seus concorrentes?, diz.
Para
conhecer mais do trabalho de Luciano Pires, em seu portal (www.lucianopires.com.br) há enquetes,
fóruns, artigos, vídeos, programas de rádio e uma variedade de conteúdo focado
nas questões da educação e da luta contra o ?emburrecimento? e ?comoditização?
do Brasil.
Via de Acesso
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