Via do Conselheiro - Via do Conselheiro
O Benchmarking nosso de cada dia...

O Benchmarking nosso de cada dia...

 


 


Diariamente, nós nos deparamos com noticiários comparando desempenho e sucesso competitivos em todos os ambientes empresariais e setores públicos. Fala-se de benchmarking, e ele é correlacionado à atenção dos gestores para questões ligadas aos interesses dos acionistas, investidores, dentre outros.

Benchmarking??? Afinal, o que é o tal de benchmarking? É um padrão pré-determinado no qual investigações ou avaliações são medidas. Também, pode-se definir como a busca das melhores práticas que conduzem à performance superior, um processo contínuo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais entre os mais fortes concorrentes ou empresas. Enfim, tudo é medido e comparado, aprendendo-se com os vencedores.

Falando-se em vencedores, a Copa do Mundo de 2014 é um exemplo, onde no benchmarking de segurança e riscos do trabalho, o Brasil já bateu de goleada ocorrências na Copa da África do Sul em 2010 e na Alemanha em 2006. Foram sete mortes na construção dos estádios brasileiros, contra duas nos terrenos africanos e nenhuma ocorrência nas arenas alemãs.

Na área trabalhista se tem o levantamento feito pela Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) revelando que os encargos trabalhistas correspondem a praticamente um terço (32,4%) com custos da mão de obra na indústria brasileira, e o valor cai para 14,7% em Taiwan, 17% na Argentina e 27% no México.

Na competitividade dos países da América do Sul, mais especificamente, comparando-se o Brasil e Chile, no campo da economia levamos outra goleada. Enquanto o Brasil tem crescido cerca de 2% ao ano durante a gestão da presidente Dilma, o Chile tem expandido seu produto interno bruto (PIB) a uma taxa perto de 5% ao ano. Embora, a inflação brasileira tem rodado próximo de 6,5% ao ano, apesar dos preços represados pelo governo, enquanto a inflação chilena, mesmo com elevação nos dados mais recentes, ficou abaixo de 3% ao ano nos últimos anos.

Então, conclui-se que o benchmarking deve ser aplicado em tudo: no campo profissional, econômico, de saúde, de Índice de Desenvolvimento Humano, e falando em desenvolvimento, o por quê de não aplicarmos nas nossas vidas? Comparando-se os nossos salários, os nossos benefícios, a nossa instituição de ensino perante demais, a cobertura do nosso plano de saúde, a efetividade de nossa operadora de telefonia, o nosso carro, etc. Alguns políticos já comentam até a possibilidade de medir a subjetiva “felicidade”, talvez para fugir de outras comparações não tão boas.


Benchmarking, é hora de aprender com os vencedores....

Boa sorte!!!

 



Artigo benchmarking por Elcio Lacroce (Conselheiro do Instituto Via de Acesso)


INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site