Empresa - NOTÍCIAS E DESTAQUES
Educadores XXI ? Novo olhar para Si e para o Jovem

Educadores XXI – Novo olhar para Si e para o Jovem

 

Nos dias 14 e 15 de junho de 2016 foi realizado no Instituto Via de Acesso o segundo encontro do primeiro módulo do Projeto EDUCADORES XXI, em convênio com o FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente)

O projeto visa preparar e capacitar 180 educadores sociais, ao longo de 2 anos, que atuam com adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social, apresentando informações para auxiliar nas relações com esses adolescentes, garantindo também seus direitos.

Com o entendimento de que na rotina dos Educadores Sociais, ocorrem imprevistos, por exemplo: Indisciplina contra o educador em sala, agressividade contra os colegas, destruição de materiais pedagógicos, ameaças diversas contra educadores (incluindo a de assédio), cuja finalidade do jovem é de chamar a atenção ou criar desconforto no ambiente, muitas vezes os educadores sendo pegos de surpresas, apresentam dificuldades de resolverem esses primeiros momentos.

O projeto oferece aos educadores atividades que estão direcionadas para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, com intuito de prepará-lo para melhor lidar com tais imprevistos, aprimorar sua maneira de lidar no dia a dia com os jovens e, ainda, transmitir a eles valores essenciais (tais como Respeito, Dignidade, Acolhimento, Simplicidade, Gratidão, Amor, Educação e outros.). Mostrar ao jovem a importância de dar e receber respeito quanto suas escolhas e individualidades, o dever de ter respeito com a instituição que recebem esses jovens, aulas que os inserem no mundo do conhecimento e os formam algumas vezes para o mercado de trabalho e, que demonstram que esses jovens tem direito a dignidade.

O segundo grupo de educadores participantes do 1º módulo teve em sala oficinas com temas pertinentes ao dia a dia de cada um, foram todos muito participativos e atenciosos durante os dois dias de formação, discutindo suas dificuldades no trabalho com esses jovens, compartilhando suas histórias de superação em sala de aula, participando de dinâmicas de grupo e atividades com os temas dos encontros. Foi fortalecida a importância de trabalhar primeiro o EU, para depois trabalhar com o OUTRO. Da importância de olharem para SI e depois trabalharem o que compreenderam no OUTRO.

 

“Antes de ter consciência sobre o outro, é necessário estabelecer uma consciência real de si mesmo. Antes de liderar alguém, é necessário que o líder lidere a si mesmo.” (Tatiana Côrtes- Gerente de Arquitetura de Soluções na LG. Sistemas Humanos)


INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site