Relacionamento entre educadores e jovens no processo de aprendizagem e desenvolvimento
O principal objetivo do Projeto EDUCADORES XXI, idealizado pelo Instituto Via de Acesso em parceria com o FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente) e que recebeu em Julho a 3ª turma do primeiro módulo, é desenvolver e aprimorar educadores socioeducativos com ações inovadoras sobre como contribuir com o processo de aprendizagem dos jovens em situação de risco, motivá-los para que busquem mais inspiração e não desistam de seus sonhos e metas, principalmente, aquelas relacionadas ao Mercado de Trabalho. Trabalhamos em sala a autoestima e autoconfiança do educador, para que o mesmo entendendo a si, possa trabalhar o Outro com olhar único.
“Um professor que tenta ensinar, sem inspirar o aluno com o desejo de aprender, está martelando em ferro frio.” Por Horace Mann
Diante da frase exposta, datada no séc.XVIII pelo educador Horace Mann, é importante refletir que, para se dar um grande passo visando buscar transformações concretas na vivência entre educadores e os jovens, é preciso muita observação, estudo e um relacionamento inspirador .
Essa ideia nos trará grandes chances de entendimento para alguns problemas que estão relacionados à formação dos professores, levando em consideração o quanto é importante o papel do educador na vida do jovem.
Entre o educador e o jovem deve existir uma relação saudável, de transferência de saberes, de cultura e afeto. Isso é fundamental para que um sujeito pensante com identidade estruturada possa alfabetizar emocionalmente aos bebês e crianças pequenas, para que sejam um modelo de identificação para os adolescentes e jovens.
É grande a responsabilidade do educador. Faz-se necessário pensar no ato educativo e na convivência, assim como na aproximação do educador junto à família do educando. O saber ouvir e observar se mostra de fundamental importância neste processo, visando o trabalho em conjunto.
Durante os dois dias que ocorreram oficinas, o grupo composto por educadores de diferentes instituições, discutiram temas pertinentes aos ambientes que atuam, trocaram experiências, pontuaram dificuldades que encontram no dia-a-dia de suas funções, compartilharam positividades encontradas em seus trabalhos, bem como, iniciaram seu projeto piloto (plano de aula) de desenvolvimento e melhoria nos resultados de suas turmas.
Sabemos que Educar é responsabilidade da família. À escola cabe a função de lecionar e ao educador a função de ser o modelo na vida de muitos desses jovens, que muitas vezes tem seus direitos e valores violados pela falta de cuidado, seja pela família ou pela escola.
Compartilhando nos permite perceber algumas situações e comportamentos dos jovens e inspirar a querer ser único, insubstituível, embora participantes de um grupo. O ato de ensinar, a convivência, o relacionamento interpessoal, precisam fluir de maneira desafiadora e prazerosa, direcionando seus objetivos para valores socialmente superiores e culturais, buscando o equilíbrio na aprendizagem e desenvolvimento do jovem.
Educadores Sociais participem deste projeto para fazer a diferença!
(Por Roberta Cara e Sílvia Almeida)
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