EVENTOS - EVENTOS VIA
Aprendiz: Atividades Diferenciadas

No mês de novembro de 2016 o Instituto Via de Acesso inaugurou o Projeto de “Roda de conversa” entre aprendizes que estão iniciando nas empresas e jovens que passaram pelo Programa de Aprendizagem.

 As questões do trabalho configuram-se como uma das grandes preocupações do jovem, a ansiedade e/ou a falta de clareza em relação à carreira profissional podem colocar o jovem em situação de vulnerabilidade trazendo inseguranças em uma fase tão importante que é o ingresso em uma empresa.

A proposta de aproximar jovens que já passaram por situações similares e aprendizes que estão iniciando sua trajetória profissional tem como objetivo fazer com que o jovem desenvolva sua experiência de aprendizagem de forma consciente, se atentando aos cuidados que devem ser tomados para construção de uma imagem positiva dentro da organização.

Nosso primeiro convidado para este “bate papo” foi o ex-aprendiz Murilo Henrique Vidal Oliveira, que esteve conosco no ano de 2010/2012 como aprendiz Assistente administrativo na empresa Plano & Plano.

Murilo foi efetivado pela empresa, cursou Ciências Contábeis pela FECAP- Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, atualmente faz Ciências Atuariais e trabalha como Analista Contábil Pleno no Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre.

Ele conversou com os aprendizes a respeito de fatores que fazem a diferença na empresa, como a importância de o aprendiz se adaptar aos horários e normas da organização, como saber gerenciar conflitos e lidar com adversidades irão contribuir na sua formação profissional.  Além da escolha acadêmica do jovem, como o ensino superior e um segundo idioma, são diferenciais que trazem benefícios para o aprendiz.

Em tempos de tantas modificações e exigências no mercado de trabalho, muitos jovens ainda estão tentando descobrir que profissional querem se tornar, ao se prepararem para o papel que desempenharão no futuro, podem se questionar se são capazes de fazer tudo o que se espera deles. Segundo os próprios aprendizes, o encontro com Murilo serviu como orientação e inspiração para que tivessem confiança nessa nova jornada.

Murilo salientou a importância do Programa Jovem Aprendiz em sua carreira profissional, fazendo um agradecimento especial a coordenadora do curso de aprendizagem, Ana Christina Fonseca, que foi sua educadora na época “Eu era muito novo, eu serei eternamente grato a vocês, muito obrigado por ter me convidado. Eu precisava disso.. vezes reclamo da vida e vejo o quanto foi duro e o quanto posso ajudar alguém.  Fiquei muito emocionado, antes de você  aparecer na recepção eu  estava quase chorando , passou uma historia em poucos segundos, você  pra mim é , e sempre será uma segunda mãe , foi muito paciente comigo e viu em mim algo que eu não via”.

 

Proporcionar espaços de diálogo que fomentam reflexões e crescimento profissional do jovem é um dos compromissos do Via de Acesso.

Inserindo no mercado de trabalho profissionais capazes e competentes.

Abaixo segue o registro do dia:

              Turma: Geração Futuro 115 / Murilo Henrique Vidal Oliveira.


INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site