VIA DA AÇÃO SOCIAL - MEIO AMBIENTE
Iniciativas Via de Acesso e Empresas Parceiras
Atividade de Encerramento de contrato de aprendizagem : Empresa Dia

No final de dezembro/16, os alunos do programa Aprendiz Sustentável que atuam na empresa DIA Minimercados participaram de atividade de finalização do seu contrato de aprendizagem.

A iniciativa proposta pelo Dia em parceria com o Instituto Via de Acesso teve como principal objetivo propiciar aos jovens um reforço de conhecimento sobre exigências e formas de atuação no mercado de trabalho, além de mais um momento de reflexão, fazendo com que eles pudessem avaliar o período em que atuaram na organização, pensando no conhecimento apreendido e nos pontos que podem ser desenvolvidos, tanto pelos jovens, quanto pela organização.

Este “fechamento de ciclo” é essencial para que o jovem reflita sobre este período de desenvolvimento e trace metas para a nova fase que está por vir. Essa atividade final tem por objetivo deixar o jovem mais confiante em sua busca por novas oportunidades no mercado de trabalho.

A cerimônia contou com a participação do Superintendente Geral do Instituto Via de Acesso, Sr. Ruy Leal, que realizou palestra sobre o tema “Jovens Digitais e o Mercado de Trabalho”.

Ruy Leal abordou temas como Carreira Profissional, Postura do Jovem diante grandes mudanças no mercado de trabalho, e como a responsabilidade e o comprometimento fazem a diferença na vida do jovem.

Destacou também como o sucesso profissional representa uma conquista na vida dos jovens. E que construir uma carreira sólida exige muita dedicação e planejamento. Saber conciliar suas habilidades com o êxito no mundo coorporativo tem se tornado o maior objetivo de muitos profissionais. 

O fator comportamental, uma das bandeiras do Via de Acesso, foi evidenciado durante o bate papo. Os jovens refletiram que apesar de empresas estarem mais flexíveis, isto não significa que o colaborador deve se comportar de qualquer maneira. Enfatizando que é fundamental observar o contexto e aprender como se comportar em uma reunião, por exemplo, qual a roupa mais apropriada a cada situação e estar atento ao vocabulário.

 

Programa Aprendiz Sustentável

Participar do Programa Aprendiz Sustentável do Instituto Via de Acesso é uma excelente oportunidade para o jovem desenvolver habilidades e atuar no mercado de trabalho.

O modelo adotado pelo Via de Acesso para o programa é muito adequado para jovens que estão em seu primeiro emprego, principalmente os que buscam um curso de qualificação profissional que proporcione conteúdo focado na realidade do mercado de trabalho e auxilie, por isso, o jovem em sua primeira experiência prática no meio empresarial.

A lei oferece garantias para ambos os lados, tanto para o jovem quanto para a empresa. Ao contratar um aprendiz, a empresa está cumprindo seu papel social quando proporciona ao jovem a oportunidade de iniciar sua trajetória profissional em uma empresa responsável, ao mesmo tempo, têm a oportunidade de ter em seu quadro de pessoal, jovens com muita vontade de aprender e de crescer profissionalmente.

Mais uma vez o instituto Via de Acesso cumpre seu papel, promovendo espaços de aprendizado que preparam o jovem para o mercado de trabalho.


INSTITUTO UNIDADE ESTRUTURA PORTFÓLIO DE SERVIÇOS PARCEIROS E APOIADORES CONTATO LOGIN
FOTOS
Empresas Parceiras - PAC
Coaching Empresas
Fotos da Fundação do INSTITUTO VIA DE ACESSO
VÍDEOS
Super Dicas - Videos
Filme Institucional
Via de Acesso Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 2050 - 12º.andar HYSTALO - desenvolveu este site